Você sabe quais os melhores tipos de investimento para você? Neste artigo você poderá saber sobre isso em detalhes.

Você sabe o que é um investimento no mercado financeiro? Este é um assunto que muito se ouve falar, mas pouca gente sabe com propriedade sobre os tipos de investimentos existentes.

Nesse artigo iremos compartilhar com você os tipos de investimento mais conhecidos do mercado. Além de entender mais sobre o assunto você poderá ver que mesmo ganhando pouco é perfeitamente possível ser um investidor. Ficou curioso? Confira as próximas linhas.

Conhecer os tipos de investimento é o primeiro passo

Cada um dos tipos de investimento disponíveis possuem uma personalidade diferente. Por isso, podemos encontrar no mercado investimentos com características de uma renda fixa ou variável.

Conhecer os tipos de investimento que existem no mercado e entender como eles funcionam é essencial para que você conquiste o lucro esperado. Por isso, a dica é focar em seu objetivo e avaliar os risco, rentabilidade e prazos do investimento.

Quais são os tipos de investimento de Renda Fixa?

São chamados de Investimentos de Renda Fixa todos aqueles que possuem uma regra em relação a rentabilidade definida. Essa regra permite que o investidor saiba de forma exata ou aproximada qual será o rendimento de seu investimento.

Podemos listar alguns exemplos de aplicações em renda fixa, como:

Quais são os tipos de investimento de Renda Variável?

Podemos qualificar como Investimentos de Renda Variável todos aqueles nos quais não se pode prever a rentabilidade. Neste caso, o rendimento dependerá de fatores relacionados a economia atual.

Alguns exemplos de aplicações em renda variável são:

  • Ações;
  • Fundos imobiliários e multimercado;
  • Derivativos;
  • ETFs.

Como saber o melhor prazo para minha aplicação?

O tempo para se sacar o dinheiro dependerá de um fator chamado horizonte do investimento. Cada um desses horizontes permite que você tenha percepções e rentabilidades diferentes.

Vale lembrar que o tempo exato do horizonte não é uma regra, mas para se ter conhecimento podemos citar três divisões:

  • Curto prazo: onde seu investimento será feito pelo período de até 1 ano;
  • Médio prazo: onde seu investimento pode variar entre 1 e 5 anos;
  • Longo prazo: onde seu investimento ultrapassa a margem de 5 anos.

O melhor prazo para você irá ser aquele capaz de cumprir com seu objetivo. Quer um exemplo? Vamos supor que daqui 3 anos você quer comprar um novo carro. Neste caso não faz sentido você investir em um horizonte a longo prazo, pois seu rendimento poderá ser totalmente prejudicado.

Afinal, qual o melhor tipo de investimento para quem ganha pouco?

Para quem ganha pouco e visa proteger seu capital um dos tipos de investimento mais indicado é o de renda fixa. A dica para ter sucesso em sua aplicação é sempre trabalhar com metas, independente de qual horizonte de investimento você escolher. Procure também diversificar a linha de aplicação dentro da renda fixa e garantir melhores resultados.

Enfim, agora que você já conhece todos os tipos de investimento disponíveis fica fácil escolher o melhor para você. Esperamos que as dicas tenham sido úteis e que você tenha sucesso em suas aplicações. Que tal compartilhar conosco sua experiência com aplicações? Estamos aguardando você.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*