EconomizarOrganizar finanças

Reserva de emergência para autônomo: como criar uma e não correr risco depois

reserva de emergência

O profissional autônomo é uma pessoa que não possui vínculo empregatício com as empresas em que presta serviço. Embora ele possua maior flexibilidade com seu trabalho, não tem o regime CLT, assim qualquer imprevisto pode interferir em seu salário. E é por isso que é fundamental que esse profissional tenha uma reserva de emergência. 

No entanto, o número de autônomos que ainda não possuem esse tipo de reserva é grande. E isso pode trazer grandes prejuízos a ele em casos de imprevistos. Se você também é um profissional autônomo, confira nesse artigo como criar sua reserva de emergência em pouco tempo! 

Por que muitos profissionais autônomos não conseguem criar a reserva de emergência?

O primeiro fator que leva a maioria dos profissionais autônomos a não conseguir ter uma reserva de emergência é que eles não possuem um bom planejamento financeiro. Com a falta desse planejamento, é comum que muitas vezes o dinheiro do mês mal dê para pagar as contas.

Além disso, em alguns casos esses profissionais recebem muito menos do que o valor de mercado, e isso prejudica o seu orçamento. 

Se você não está conseguindo criar sua reserva de emergência, saiba que é fundamental que você mude sua postura agora mesmo. Como o seu salário não é fixo, você deve tirar uma porcentagem dele mensalmente para criar a reserva. 

Também é importante que você comece a cobrar o preço de mercado pelos seus serviços. Na hora de fazer a precificação você deve levar em consideração sua formação e tempo de experiência. Não tenha medo de cobrar o valor que considera justo. 

3 dicas para criar sua reserva de emergência

Agora que você já sabe o que está te impedindo de criar sua reserva de emergência, você precisa conferir algumas dicas que podem te ajudar a mudar essa situação. 

Com as dicas corretas, em pouco tempo você vai possuir uma boa reserva para se manter em casos de imprevistos. Confira quais dicas são essas a seguir! 

Possua uma conta própria  

É muito difícil conseguir separar um dinheiro para a reserva se você só possui uma conta para receber e gastar seu salário. Por mais que você possa ter um bom planejamento, você corre o risco de se esquecer um mês, e gastar o dinheiro que não devia. 

Para que isso não aconteça, o ideal é que você tenha uma conta própria para fazer essa reserva. Assim, todo mês você vai fazer o depósito nesta conta e vai esquecer desse dinheiro. 

Separe um valor fixo mensal 

Não adianta você começar a investir um valor alto e diminuí-lo todo mês conforme os imprevistos que surgem. Por isso você deve ter um valor fixo para investir na reserva todo mês. Esse valor vai ser como um “salário” que vai cair na conta no dia pré-estabelecido. 

Como o profissional autônomo nem sempre ganha o mesmo salário todo mês, o ideal é ter uma porcentagem fixa para investir. Com isso, quando ele ganhar mais, vai investir mais, e quando ganhar menos, vai investir menos. 

Possua um dia certo para investir 

Ao criar sua reserva de emergência é necessário que você possua um dia certo para investir o “salário” nela. A melhor opção é que você escolha sempre o começo do mês, assim não corre o risco de gastar o dinheiro com outra coisa. 

Mas se você tem costume de receber a maior parte dos seus rendimentos em outra época do mês, não tem problema em escolher outra data. O importante é apenas que você sempre invista em um dia fixo todo mês. 

Qual é o valor ideal para minha reserva de urgência?

Não existe um valor ideal para a reserva de emergência. Mas é importante que ela seja suficiente para você se manter por até 6 meses sem precisar trabalhar. Assim, caso você possua algum problema, não vai passar dificuldades até conseguir voltar ao trabalho. 

Além disso, o profissional autônomo também precisa ter em mente que sua reserva deve ser para cobrir outros gastos, como cursos para crescimento profissional, férias remuneradas e até mesmo para contribuir com o INSS.

Chegou ao fim desse artigo, mas ainda tem dúvida sobre como criar sua reserva de emergência? Então deixe um comentário que vamos responder você a seguir! 

You may also like

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

More in Economizar