Saber quanto rende a poupança deveria ser uma das primeiras coisas a se fazer, já que é a mais popular no país. Milhares de brasileiros ainda possuem ela como seu principal investimento, mas não fazem ideia de quanto seu dinheiro rende lá dentro.

Embora investir na poupança seja seguro, ela possui a rentabilidade muito mais baixa que vários outros investimentos que também são seguros, como por exemplo, o CDB. Ficou interessado em saber quanto rende a poupança? Continue conosco e descubra tudo a seguir! 

Como é determinado quanto rende a poupança?

A poupança pode te ajudar muito a guardar seu dinheiro, principalmente para quem está começando a poupar agora. Ela é simples de mexer e seu valor mínimo de aplicação é baixo. 

O cálculo do rendimento da poupança é definido através de duas taxas, a taxa Selic e a taxa referencial. Por isso, ao saber o valor dessas duas taxas, você vai conseguir definir qual é a rentabilidade anual e mensal do valor que deseja investir. 

Mas é importante dizer que a rentabilidade da poupança pode ser calculada de duas formas, conforme a variação da Selic. Confira! 

  • Quando a taxa Selic está acima de 8,5% ao ano, a poupança rende 0,5% ao mês + taxa referencial. 
  • Quando a Selic está igual ou inferior a 8,5% ao ano, a poupança rende 70% da taxa Selic + taxa referencial. 

E é devido a essa regra de quanto rende a poupança que esse investimento está sendo pouco rentável. 

Como rende os juros da poupança?

Conhecer bem esse investimento é fundamental para que você não tenha problemas na hora de investir o seu dinheiro. 

Uma grande vantagem da poupança é que você pode resgatar seu dinheiro a qualquer momento que desejar. No entanto, o valor dos juros que você vai receber pela aplicação só é calculado em ciclos de 30 dias. 

É importante ter cuidado, pois se você deixar o dinheiro aplicado todo o mês, mas resgatar antes do dia determinado para ganhar o rendimento, você não ganha nada da taxa de juros que teria direito.

Antes de pensar em retirar o dinheiro da poupança, é necessário que você pense bem para ver qual é o dia em que você recebe os rendimentos. Talvez esperar por esse dia seja a melhor opção. 

O rendimento da poupança é bom?

Agora que você já conseguiu entender um pouco mais sobre o rendimento da poupança, é possível dizer que ele não é bom. Atualmente esse é um dos investimentos com menor taxa de juros do mercado.

Além disso, é importante destacar que embora a poupança seja segura, existem outros investimentos que trazem a mesma segurança, mas rendem mais. 

Em alguns casos é comum que a poupança renda até mesmo menos que a inflação, ou seja, ao invés de aumentar, seu dinheiro acaba diminuindo nesta aplicação. 

Uma boa opção para você que tem dúvida de quanto rende a poupança é fazer uso de um simulador online para fazer o cálculo. Existem muitos simuladores disponíveis e o processo é bem simples, você só precisa colocar o valor aplicado e prazo que ele vai dar sua rentabilidade ao final. 

Após a simulação da poupança, faça simulação de outros investimentos semelhantes, como por exemplo, o CDB, assim você pode ver qual rende mais. 

Investimentos que rendem mais que a poupança 

Como você pode ver, a poupança não é um dos rendimentos mais rentáveis. Por isso, a seguir eu separei alguns investimentos seguros e que rendem mais que ela para você conhecer.

CDB

O Certificado de Depósito Bancário, também conhecido como CDB,  é um investimento de renda fixa em que você pode receber seu dinheiro aplicado mais rendimentos com segurança após o vencimento. 

Além disso, existe também o CDB com liquidez diária. Neste caso seu dinheiro rende diariamente e você pode sacá-lo quando quiser. 

Letra de Câmbio

A letra de câmbio é um excelente investimento a longo prazo e pode render mais que o CDB. Sobre esse investimento você vai ter que pagar imposto de renda. No entanto, o valor fica retido na fonte e você não precisa se preocupar.

Tesouro Direto 

O tesouro direto é um investimento em títulos públicos. Ele é muito seguro e é ideal para quem deseja ter uma rentabilidade maior que a da poupança. Geralmente a taxa de rentabilidade é próxima a 100% do CDI, além disso, ele possui baixa volatilidade e liquidez diária. 

Ainda tem dúvidas de quanto rende a poupança? Deixe um comentário! 

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*