Que tal começar a poupar dinheiro com as nossas 4 dicas para economizar água? A mudança de hábitos é o primeiro passo!

Você já parou para pensar o quanto de água é desperdiçado diariamente? Esse desperdício causa malefícios tanto para nosso planeta quanto também para o nosso bolso.

Fazer algumas mudanças em hábitos diários é uma das principais dicas para economizar água. Essas mudanças, por mais pequenas que sejam, fazem toda a diferença na hora de pagar a sua conta mensal.

Que tal saber mais sobre o assunto? Neste artigo preparamos para você 4 dicas para economizar água e poupar dinheiro. Vamos lá?

Dicas para economizar água: comece pelo banheiro

Existem duas principais horas em que se ocorre maior desperdício: a primeira é a hora do banho e a segunda a de escovar os dentes. É claro, esse fato não só pode como deve mudar, sabe como?

Menos tempo no banho

Pesquisas mostram que banhos de 15 minutos gastam em média 135 litros de água. Se você toma mais de um banho por dia imagine só quanto é o gasto diário.

Por isso, as dicas para economizar água é sempre fechar o registro enquanto está se ensaboando e diminuir o tempo embaixo do chuveiro. Fazendo isso você poderá baixar seu consumo para cerca de 45 litros, economizando a faixa de 90 litros por banho.

Desligue a torneira na hora de escovar os dentes

Já parou para pensar em quanto tempo você fica com a torneira aberta ao escovar os dentes? Uma pessoa que permanece com a torneira aberta por 5 minutos tende a gastar cerca de 12 litros de água. Supondo que se escova os dentes 3 vezes por dia, o gasto diário ultrapassa a margem de 35 litros.

As dicas para economizar água na escovação dos dentes é manter a torneira fechada após molhar a escova e optar por fazer o enxágue com o auxílio de um copo. Com isso, o desperdício diário será bem menor.

Use menos água para lavar a louça

A lavagem de louças é um dos momentos em que mais se gasta água. Isso porque, muitas pessoas enquanto ensaboa as louças permanecem com a torneira aberta.

Para evitar o desperdício o ideal é que você abra a torneira apenas para molhar e enxaguar o que está sendo lavado. Fazer isso além de te ajudar a economizar ainda te faz poupar tempo.

Lave roupas apenas quando necessário

A lavagem de roupas deve ser feita sempre que uma boa quantidade for juntada para que tudo possa ser lavado de uma vez só.

As dicas para economizar água é encher a máquina no máximo 2 vezes por semana e procurar sempre fazer reutilização. Além de evitar desperdícios a reutilização ajuda nos demais afazeres que necessitam de água.

Se o seu caso for lavagem no tanque esfregue e ensaboe tudo de uma só vez, renovando a água apenas para enxágue.

Diminua o consumo no Jardim e na piscina

Os gastos previstos nesses dois ambientes são poucos, porém muitas pessoas costumam exagerar e causar desperdício. A dica aqui é regar suas plantas com um regador ao invés da mangueira. O consumo tende a diminuir pela metade fazendo isso e as plantas ficarão saudáveis e felizes.

Em relação a piscina as dicas para economizar água é sempre mantê-la coberta enquanto não se está usando para evitar a evaporação e fazer uma limpeza regular. A limpeza semanal evita a troca rotineira e preserva a saúde da água.

Enfim, não é tão difícil assim economizar água, não é mesmo? Garantimos que essas mudanças farão toda a diferença na hora de pagar a conta. Esperamos que as dicas tenham sido úteis para você. Que tal compartilhar sua experiência com esse tipo de economia? Estamos aguardando você.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*