Economizar

Como economizar energia elétrica? 4 dicas de ouro para começar hoje

Como economizar energia elétrica

Saiba como economizar energia elétrica com as nossas 4 dicas. Contas absurdas nunca mais!

A conta de energia elétrica, assim como a conta de água vem pesando no bolso nos últimos meses e mesmo procurando usar menos energia o valor não cai? Pois é, essa é uma realidade de muitos brasileiros que todos os meses pagam grandes valores para ter eletricidade em sua residência.

Além do aumento das tarifas a relação climática tem total vínculo com os altos valores na conta. Porém, podemos afirmar que nem tudo está perdido.

Reunimos algumas dicas que podem reduzir até 20% do seu consumo mensal de energia. Quer saber como economizar energia elétrica? Vem que a gente te mostra.

Como economizar energia elétrica: comece reduzindo o consumo de sua geladeira

A geladeira é um dos eletros que mais consomem eletricidade em nossa residência e caso ela seja usada de maneira errada o consumo pode dobrar. Mas, afinal como economizar energia elétrica usando de maneira correta a geladeira? A dica aqui é:

  • Sempre fazer o degelo no tempo certo para evitar um trabalho maior do motor;
  • Não secar roupas atrás da geladeira;
  • Evitar guardar os alimentos ainda quentes;
  • Posicionar a geladeira em locais de ventilação livre.

Como economizar energia elétrica: fique de olho na iluminação de sua casa

É comprovado que grande parte do gasto mensal de eletricidade vem da iluminação. O gasto maior se dá por diversos motivos e muitas pessoas se perguntam como economizar energia elétrica nesse caso.

A verdade é que fazer a economia é mais fácil do que se imagina e deve começar com a mudança das lâmpadas tradicionais para as fluorescentes ou LED. Além de gastarem menos esses modelos tendem a iluminar ainda mais o cômodo.

Outra dica é evitar apagar e acender a luz o tempo todo. Poucas pessoas sabem, mas o principal gasto é no momento em que se acende a luz. Deixe as lâmpadas apagadas sempre que puder e evite grandes gastos.

O tempo no chuveiro também conta

Nossos banhos não gastam apenas água, mas também eletricidade. Tomar cuidados com certos detalhes ajudam a economizar energia elétrica. O primeiro passo é se atentar a chave do chuveiro e procurar sempre mudar nos dias mais quentes.

Além deste, trocar as resistências queimadas é sempre importante tanto para sua segurança quanto para não desperdiçar eletricidade.

Faça um teste de fuga de energia

Já ouvimos muitas pessoas falarem: “Faço de tudo, mas o valor da minha conta não baixa. Como economizar energia elétrica afinal?”. Muitas vezes o problema está muito além dos gastos corriqueiro.

Você já ouviu falar em fuga de energia? Isso acontece quando existe algum problema na fiação. Nesse caso, mesmo usando todas as formas anteriores de economia o consumo continuará vindo alto.

Se você acredita que isso possa estar acontecendo em sua residência é importante fazer o teste de fuga de energia.

Desligue tudo que é ligado a eletricidade, espere alguns minutos e confira seu medidor de luz. Se ele permanecer girando ligue imediatamente para um eletricista.

Enfim, esperamos que com essas dicas você tenha aprendido a como economizar energia elétrica. Garantimos que seguindo esses passos no próximo mês você poderá ver uma diferença significativa em sua conta de luz. Que tal compartilhar conosco um pouco da sua experiência com energia elétrica? Esperamos por você.

 

You may also like

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

More in Economizar